Escola Municipal "Vereador Bosco Mendonça" situada em Bom Jesus do Pará -Pará de Minas/MG. Atende alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Bonecos de papel


Escola Municipal “Vereador Bosco Mendonça”
Projeto Respeitando as diferenças – Criando um mundo melhor!

Publico alvo: Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Sandra Aguiar
                      Graziele Souza

Justificativa:
Como o próprio autor do livro “No mundo dos bonecos de papel”, Andrei Moreira, cita na apresentação de seu livro, “é difícil, muitas vezes, para os adultos estabelecer um diálogo aberto sobre a homossexualidade com as crianças.” O receio, ainda segundo o autor, “de falar sobre o assunto é com isso estimular a sexualidade e isto acaba estimulando o preconceito.”
Além do que, posso acrescentar, que a falta de informação, muitas vezes, é a culpada pelos problemas que vivenciamos entre os adolescentes. Se pudermos esclarecer essa questão com mais naturalidade e de maneira espontânea com certeza, eles teriam menos dificuldade em entender e aceitar as diferenças.
Por isso, encontramos neste livro a forma mais prática de abordar o assunto e compartilhamos com o autor na ideia de que ele facilitará a conversa com os alunos, tirando suas duvidas, fazendo reflexões e esclarecendo sem deixar os alunos e professores constrangidos ao tratar deste tema tão importante e ao mesmo tempo tão delicado.

Objetivos:
Esperamos que os alunos durante este projeto possam:
  • Aprender a se valorizar e aos colegas, respeitando o modo de ser de cada um, suas diferenças, pensamentos e opções.
  • Deixar de lado atitudes que levam ao preconceito e discriminação.
  • Promover atitudes de amadurecimento amor por si e pelo outro.
  • Estabelecer um diálogo sincero e aberto sobre os próprios sentimentos procurando compreender as mudanças que acontecem durante seu crescimento.
  • Evitar atitudes de bulling entre os colegas.

Desenvolvimento

Momento 1 – Texto Aquilo de Ricardo Azevedo.

AQUILO

Quando aquilo apareceu na cidade, teve gente que levou um susto.
Teve gente que caiu na risada.
Teve gente que tremeu de medo.
E gente que achou uma delícia.
E gente arrancando os cabelos.
E gente soltando rojões.
E gente mordendo a língua, perdendo o sono, gritando viva, roendo as unhas, batendo palma, fugindo apavorada e ainda gente ficando muito, muito, muito feliz.
Uns tinham certeza de que aquilo não podia ser de jeito nenhum.
Outros também tinham certeza. Disseram: — Viva! Que bom! Até que enfim!
Muitos ficaram preocupados. Exigiram que aquilo fosse proibido. Garantiram que aquilo era impossível. Que aquilo era errado. Que aquilo podia ser muito perigoso.
Outros, tranquilos, festejaram, deram risada, comemoraram e, abraçados, saíram pelas ruas, cantando e dançando felizes da vida.
Alguns, inconformados, resolveram perseguir aquilo. Disseram que aquilo não valia nada. Disseram que era preciso acabar logo com aquilo ou, pelo menos, pegar e mandar aquilo para bem longe.
Muitos defenderam e elogiaram aquilo. Juraram que aquilo era bom. Que aquilo ia ser melhor para todos. Que esperavam aquilo faz tempo. Que aquilo era importante, bonito e precioso.
Alguém decidiu acabar com aquilo de qualquer jeito.
Mas outro alguém disse não!
E foi correndo esconder aquilo devagarzinho no fundo do coração

  • Apresentar o texto através de leitura ou narrar para os alunos.
  • O professor deverá organizar os alunos em grupos.
Em seguida, discussão do texto (Professor, este conto é muito interessante para trabalhar com o respeito aos diferentes pontos de vista, a importância de consensos grupais, a tomada de decisões, a negociação de ideias, o potencial criativo dentre outros).

  • Debate:
  1. Quando aquilo chegou demonstrou um monte de reações. Quais as reações que você observou? Elas foram boas ou ruins?
     2. Por que aquilo chamou tanta atenção?


Momento 2
Livro : O mundo dos bonecos de papel
Introdução
  • Você acha que todas as pessoas são iguais?
  • O que nos diferencia uns dos outros?
  • Devemos tratar as pessoas mal por elas serem diferentes?
  • Contar a história através de slides. Fazendo pausas para comentar alguns pontos da narrativa.
  • Reflexão sobre as duas histórias

Momento 3 Jogo Bonecos de papel
Durante o jogo os alunos irão representar os bonecos do jogo. Cada um receberá um chapéu de cores diferentes. Como no jogo todos fazem parte de um grupo e só ganharão se chegarem ao final todos os participantes. As regras encontram-se no encarte do livro.


Momento 4 -Dinâmica das qualidades – Valorizar a qualidade do Outro
O que será que os outros pensam sobre mim. Que qualidades eu demonstro para eles?
Colar co fita um pedaço de papel nas costas de cada participante. Com uma canetinha escreva em um as qualidades do colega. Este não poderá tirar a folha até que o tempo acabe. Depois de escrito um reunir-se novamente para debate sobre o que foi escrito.

Fotos - Oficina com os professores - 20 de julho









Fotos - Oficina com os alunos - 16 de Agosto


















Marcador de página

Os alunos receberam os livros doados pelo autor.
















Um comentário: